Presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar compra de vacina chinesa após pressão do eleitorado e por insatisfação com protagonismo de Doria.
Presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar compra de vacina chinesa após pressão do eleitorado e por insatisfação com protagonismo de Doria.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Os líderes dos partidos da oposição pretendem entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), no Superior Tribunal Federal (STF), caso o presidente Jair Bolsonaro leve adiante o cancelamento da compra das 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. A deputada Sâmia Bomfim, do Psol, afirmou que Bolsonaro não tem o direito de negar à população brasileira o acesso a uma vacina que pode salvar vidas, pois isso é inconstitucional. “Bolsonaro não investiu em saúde pública, mandou a população tomar cloroquina sem saber os efeitos desse medicamento e não fez nada para minimizar o número de mortes. Agora ele quer negar o direito à vacina?”, questionou a parlamentar.