Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado afirmou que protestos contra o STF e pedidos de intervenção militar no país são anomalias graves que não cabem em tempo algum.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que as manifestações populares são a expressão da vitalidade da democracia, mas chamou os pedidos de intervenção militar e fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), vistos em alguns protestos do dia 1º de maio, são ilegítimos e antidemocráticos. As declarações foram feitas no domingo (1), nas redes sociais.

“Manifestações populares são expressão da vitalidade da Democracia. Um direito sagrado, que não pode ser frustrado, agrade ou não as instituições. O 1º de maio sempre foi marcado por posições e reivindicações dos trabalhadores brasileiros. Isso serve ao Congresso, para a sua melhor reflexão e tomada de decisões. Mas manifestações ilegítimas e antidemocráticas, como as de intervenção militar e fechamento do STF, além de pretenderem ofuscar a essência da data, são anomalias graves que não cabem em tempo algum”, declarou Pacheco.

Manifestações em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), ao indulto dado ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e pelo direito de liberdade de expressão ocorrem em diversos pontos do país neste 1º de maio. O domingo teve também manifestações de esquerda em alusão ao Dia do Trabalhador.