Rodrigo Pacheco
Senador Rodrigo Pacheco afirmou que os candidatos devem se ocupar em apresentar propostas para fazer o convencimento do eleitor e não em questionar o processo de votação.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a criticar qualquer tipo de questionamento sobre o processo de votação no país e afirmou que esse é um tema superado pelo Congresso. Segundo ele, os candidatos devem se ocupar em apresentar propostas. As declarações foram feitas neste domingo (8), em entrevista ao GloboNews.

“Que os candidatos se ocupem em apresentar propostas para fazer o convencimento do eleitor, muito melhor do que questionar o processo de votação. Esse é um tema superado, inclusive pelo Congresso Nacional, que fez uma opção clara de rechaçar a hipótese de voto impresso e de fazer prevalecer esse sistema de referência mundial que nós temos que é o sistema eletrônico de votação", disse Pacheco.

O senador também voltou a rechaçar a proposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) de contratar uma empresa para realizar uma auditoria independente nas eleições deste ano. Segundo Pacheco, a escolha dos candidatos em processo eleitoral deve ser cuidada pelo Poder Judiciário e os candidatos não podem pautar as eleições. Na última semana, Pacheco afirmou que responsabilidade pelo processo eleitoral cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem estrutura para garantir a higidez da apuração dos votos. Pacheco ressaltou que a sociedade pode confiar nas urnas eletrônicas.