reforma tributária - rodrigo pacheco
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.| Foto: Marcos Brandão/Agência Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), receberá nesta quarta-feira (9), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o cantor Caetano Veloso, e outros artistas e parlamentares, para discutir projetos na pauta do Congresso sobre o meio ambiente. Os artistas estarão em Brasília para participar da manifestação "Ato pela Terra" contra as mudanças na atual legislação ambiental. A audiência com Pacheco será realizada no Salão Negro, às 15h, e deve contar com cerca de 60 convidados.

A organização do "Ato pela Vida" afirmou que o protesto é contra o "pacote da destruição". Dentre os projetos questionados estão o que flexibiliza o licenciamento ambiental (PL 2.159/2021) e o que amplia o uso de agrotóxicos (PL 6.299/2002). Ambos já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e aguardam deliberação no Senado.

Outro projeto é o PL 191/2020, que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. Já confirmaram presença Paula Lavigne, Nando Reis, Seu Jorge, Maria Gadú, Letícia Sabatella, Christiane Torloni, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso, entre outros.

Além dos artistas, o evento também vai contar com o apoio de organizações não governamentais e movimentos da sociedade civil, como Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Mídia Ninja, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Greenpeace Brasil, Observatório do Clima, ClimaInfo, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Com informações da Agência Senado.