O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pode ser o presidenciável do novo partido em 2022
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.| Foto: Marcos Brandão/Agência Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), irá deixar o DEM para se filiar ao PSD na semana que vem. Ele fez o anúncio sobre a troca de partidos para aliados. O evento formal para a filiação vai ocorrer em Brasília nos próximos dias. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, aposta em Pacheco como um forte candidato à presidência da República nas eleições de 2022. Até o momento, o senador diz publicamente que sua decisão ainda não está tomada.

"Se ela for tomada, a primeira pessoa a ser comunicada será o presidente do Democratas, ACM Neto, e os companheiros do Democratas, mas essa decisão ainda não está definida. Temos evoluído, [o PSD] é um partido pelo qual tenho muito carinho, muita consideração e estamos evoluindo nessa discussão e vamos tomar a melhor decisão", afirmou nesta terça-feira (19).

Caso decida concorrer ao Planalto, Pacheco precisa renunciar ou se afastar do cargo, pois tem mandato no Senado até 2026. O PSD espera conseguir viabilizar um nome para "terceira via" no pleito, uma alternativa ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A troca de sigla já era um movimento esperado, já que ao longo do ano Pacheco e Kassab conversaram sobre o tema.