Paraná Pesquisas: Bolsonaro
Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, Bolsonaro tem aprovação na Bahia menor que o governador e adversário petista Rui costa.| Foto: Alan Santos/PR

O instituto Paraná Pesquisas divulgou na tarde desta quinta-feira (22) uma pesquisa de aprovação do governo Bolsonaro no estado da Bahia, de 17 a 21 de agosto. Entre 1.544 eleitores entrevistados em 66 municípios, 45% consideram a gestão ruim ou péssima; 24% consideram ótima ou boa e 28,6% consideram regular. Comparado a fevereiro de 2019, o índice de aprovação caiu quase 20 pontos percentuais. Em fevereiro, 57,7% dos baianos diziam aprovar o governo, contra 38,2% em agosto. Já a desaprovação saltou de 35,3% para 55,7%.

Além disso, 52,5% dos eleitores consideram que o presidente Jair Bolsonaro dá menos atenção à Região Nordeste do que a outras regiões do país – 37,3% não consideram essa afirmação verdadeira e 10% não sabem ou não quiseram responder. Já o índice de aprovação é superior entre homens do que mulheres: 45,7% dos entrevistados do sexto masculino aprovam o governo, contra 31,5% do sexo feminino.

O Paraná Pesquisas também divulgou, na mesma pesquisa, a opinião do povo baiano sobre o governador do estado, Rui Costa (PT): 49,6% consideram ótima ou boa a gestão contra 17% ruim ou péssima. Já o índice de aprovação é estável em relação a fevereiro, com variação positiva de um ponto percentual: 69,6%. O índice de desaprovação é, respectivamente, de 48,7% e 62%. Vale lembrar que o presidente esteve duas vezes na Bahia desde que assumiu o mandato: uma para inaugurar uma usina solar e outra para inaugurar um aeroporto. Em nenhuma delas o governador esteve presente. A Bahia é o maior estado do Nordeste e possui o 4º maior colégio eleitoral do Brasil, com 9,1 milhões de eleitores.