Partido de Cabo Daciolo: Patriota.
Partido de Cabo Daciolo, o Patriota se propôs a abrigar Jair Bolsonaro, caso o presidente deixe o PSL.| Foto: Nelson Almeida / AFP

Partido que por pouco não lançou a candidatura de Jair Bolsonaro ao Planalto em 2018, o Patriota está de portas abertas para o presidente, segundo Adilson Barroso, presidente da sigla, que lançou Cabo Daciolo (RJ) à Presidência. "O Patriota está à disposição do presidente”, afirmou. Bolsonaro está em crise com o PSL desde que um vídeo foi publicado com críticas ao partido.

Em 2017, ainda pré-candidato à Presidência, Bolsonaro desistiu de se filiar ao Partido Ecológico Nacional (PEN), que viraria Patriota, após não chegar a um acerto para o comando da legenda durante as eleições. O presidente queria que o seu ex-braço-direito Gustavo Bebbiano assumisse o comando durante a disputa, o que não foi aceito por Barroso. Bolsonaro queria ainda que o Patriota abrisse mão da ação movida pelo partido no Supremo Tribunal Federal contra o entendimento da corte de permitir prisões de pessoas condenadas em segunda instância. A legenda entrou com a ação em setembro de 2016 contra a decisão, em uma ação declaratória de inconstitucionalidade. O partido foi assistido pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conhecido por representar políticos em ações criminais.