Presidente Jair Bolsonaro disse aos governadores e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello que nenhuma vacina será preterida no plano nacional de vacinação contra a Covid-19.
O parlamento brasileiro tem o dever de investigar e fazer com que Bolsonaro e seus auxiliares prestem contas à Justiça por eventuais crimes que tenham cometido, afirmou o líder do PSB na Câmara.| Foto: Evaristo Sá/AFP

Lideranças da Rede Sustentabilidade e do PSB anunciaram que vão começar a coletar assinaturas para criar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do coronavírus. O objetivo é investigar a conduta do governo federal na pandemia e apurar responsabilidades pela falta de oxigênio no Amazonas. "Desde a chegada da pandemia ao país, o que vimos foram tentativas do governo de minimizar a gravidade do problema, além de sabotagem às medidas sanitárias para contenção do espalhamento do vírus e a fixação em remédios sem nenhuma eficácia comprovada contra a covid-19", disse o líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP).

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), disse que o Brasil teve uma das piores respostas do mundo no enfrentamento do novo coronavírus. Para ele, milhares de mortes poderiam ter sido evitadas e é dever do Legislativo apurar as responsabilidades sobre "O parlamento brasileiro tem o dever de investigar e fazer com que Bolsonaro e seus auxiliares prestem contas à Justiça por eventuais crimes que tenham cometido", afirmou. Para criar a CPMI, será preciso obter a assinatura de 171 deputados e de 27 senadores.