Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios.
Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nove partidos de oposição ao governo divulgaram uma nota conjunta na manhã desta terça-feira (10) onde acusam Bolsonaro de tentar “constranger” o Congresso Nacional com o desfile militar realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O comunicado de repúdio é assinado por PSB, PCdoB, PDT, PT, Rede, Psol, Pstu, Solidariedade e Unidade Popular.

Na nota, as legendas afirmam que o evento é injustificável e reprovável por várias razões de interesse sanitário público. “Neste momento em que o Brasil acumula a trágica marca de quase 600 mil mortes, não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade”, diz o comunicado.

Os partidos argumentam ainda ser inaceitável que as Forças Armadas permitam que sua imagem seja exposta e usada para sugerir o uso da força em apoio “à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República”, se referindo à PEC do Voto Impresso.

Confira abaixo a íntegra da nota:

“Em meio às sucessivas declarações golpistas de Bolsonaro, e da votação do projeto do “voto impresso” nesta mesma terça-feira, com previsão de derrota, o desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional.

Estranhamente, e diferente das edições anteriores, é a primeira vez que o convite é feito com um ostensivo e desnecessário desfile de blindados militares, injustificável e reprovável por várias razões de interesse sanitário público.

Neste momento em que o Brasil acumula a trágica marca de quase 600 mil mortes, não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade.

É inaceitável, ainda, que as Forças Armadas permitam que sua imagem seja exposta desta maneira, usada para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República.

O Brasil ainda está em guerra contra o coronavírus, embate agravado pela variante Delta, pelo desemprego e pela fome, o que exige de toda a sociedade compromisso com a defesa dos verdadeiros interesses dos brasileiros.

O povo não quer ver desfile de tanques de guerra, quer vacina no braço, respeito à democracia e instituições e governantes que trabalhem para gerar empregos e para acabar com a fome no país.

Brasília, 10 de agosto de 2021.

PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular”