• 26/10/2020 22:24
Agenda econômica

Guedes diz que acordos políticos dificultam privatizações no Brasil

  • 26/10/2020 22:24
  • PorGazeta do Povo
    “É o avanço institucional, as instituições brasileiros se aperfeiçoando, a despolitização, a blindagem”, disse Guedes
    “É o avanço institucional, as instituições brasileiros se aperfeiçoando, a despolitização, a blindagem”, disse Guedes| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

    O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo federal tem encontrado dificuldades para cumprir a agenda de privatizações em razão de “acordos políticos”. A declaração aconteceu durante evento virtual promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro tem cobrado privatizações de empresas estatais, mas que a “engrenagem” dificulta os avanços nessa pauta. “Não conseguimos até agora privatizar empresas. Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada”, disse o ministro. “O presidente tem cobrado. Por alguma razão, a engrenagem política não tem permitido que essas privatizações aconteçam.” Para Guedes, o tema não foi prioridade no início do governo em razão dos esforços na aprovação da reforma da Previdência. Posteriormente, com o início da pandemia, os esforços foram concentrados no enfrentamento da Covid-19. Ele destacou que apesar das dificuldades iniciais, o governo apresentou iniciativas em tramitação no Congresso, como a liberalização dos mercados de gás natural, petróleo, cabotagem, setor elétrico e ferrovias. Para o ministro, a recuperação do consumo, em boa parte propiciada pelo auxílio emergencial, conseguiu segurar a economia, mas o Brasil só voltará a crescer com uma onda de investimentos.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.