O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que Pfizer e Janssen vão fornecer 138 milhões de doses de vacinas ao Brasil.| Foto: Tony Winston/MS

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta segunda-feira (15) a assinatura dos contratos para compra de vacinas da Pfizer e Janssen pelo governo federal. De acordo com cronograma divulgado por ele, o Brasil receberá, até o final de 2021, 100 milhões de doses da Pfizer, que serão recebidas de forma escalonada a partir de abril. Sobre a Janssen, serão duas entregas: 16,9 milhões em agosto e 21,1 milhões em novembro.

"Estou informando à população que nós já concluímos a contratação da União Química da Sputnik, da Pfizer e da Janssen. Todas essas contratações foram finalizadas a partir da lei que foi sancionada", disse em coletiva de imprensa para negar rumores de que havia pedido demissão. O cronograma do ministro prevê a contratação de 562.911.800 de doses até final de 2021, mas há ainda, segundo ele, tratativas com a vacina da Moderna. "Vacina Bharat Biontech está contratada, mas farmacêutica não pediu registro na Anvisa", disse.