eduardo pazuello
Ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (29) em depoimento à Polícia Federal que o presidente Jair Bolsonaro pediu de forma informal para que ele investigasse suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin. Ele disse que foi alertado verbalmente por Bolsonaro sobre as suspeitas, e repassou as informações para o secretário-executivo, Élcio Franco, também verbalmente. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Pazuello disse à PF que foi informado por Franco que não havia irregularidades na negociação. A versão dada por Pazuello é a mesma dada por Bolsonaro sobre o caso. "Eu conversei com o Pazuello: 'Pazuello, tem uma denúncia aqui do deputado Luis Miranda que estaria algo errado acontecendo. Dá para dar uma olhada?'. Ele [Pazuello] viu e não tem nada de errado", afirmou o presidente.

O ex-ministro foi ouvido pela PF em dois inquéritos, um sobre a denúncia de prevaricação atribuída a Bolsonaro pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e pelo seu irmão Luis Ricardo Miranda. E, outro sobre as suspeitas de irregularidades no processo de compra da Covaxin.