O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello| Foto: JOSE DIAS

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negou na segunda-feira (18) que o ministério orienta os pacientes de Covid-19 a buscar "tratamento precoce" contra a Covid-19. "Temos divulgado desde junho o atendimento precoce. Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar. Não coloquem isso errado. Nós incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente um médico. Que o médico faça o diagnóstico. Esse é o atendimento precoce. Que remédios vai prescrever, isso é foro íntimo do médico com seu paciente. O ministério não tem protocolos com isso, não é missão do ministério definir protocolo", declarou Pazuello, no Palácio do Planalto.

No domingo (17) representantes da área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ressaltaram, ao recomendar a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, que não há tratamento para a doença.

No Twitter, o Ministério da Saúde teve uma publicação envolvendo tratamento precoce sinalizada como enganosa. A rede social também sinalizou as publicações do presidente Jair Bolsonaro e da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que também faziam referência ao tratamento precoce para a Covid-19.