Teste RT-PCR sendo realizado no Paraná
Teste RT-PCR sendo realizado no Paraná| Foto: AEN

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em audiência no Congresso nesta quarta (2) que "está caminhando" a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a prorrogação da validade de cerca de 7 milhões de testes RT-PCR que estão estocados em armazém do governo federal. "Nunca aqui partimos da premissa de que os testes vão vencer agora em dezembro", disse.

Pazuello, no entanto, afirmou que o produto entrou no Brasil com uma validade "emergencial", de oito meses, mas que a "validação" do novo tempo de uso está em discussão "há muito tempo". A Anvisa, contudo, afirma que a validade foi definida pela própria fabricante do teste, o laboratório coreano Seegene. A agência ainda diz que não há decisão sobre a extensão da validade.

Além de aprovar a renovação da validade do produto, a Anvisa terá de dar aval para que os testes estocados sejam usados após os oito meses. Do total estocado, cerca de 6,86 milhões de unidades, ou 96%, perdem a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.