Jair Bolsonaro - equador - Guillermo Lasso
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Carolina Antunes/PR

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8) mostra que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro atingiu 51%. Este é o maior índice de rejeição ao presidente registrado nos 13 levantamentos feitos pelo Datafolha desde 2019. Avaliam positivamente Bolsonaro 24%, mesmo nível dos que o consideram regular. Não souberam ou não responderam 1% dos entrevistados. O levantamento foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Na última pesquisa, realizada entre 11 e 12 de maio, consideravam o governo Bolsonaro como ruim e péssimo por 45% dos entrevistados. No novo levantamento, a rejeição aumentou no segmento que considerava o presidente como regular. A mudança ocorre em meio a denúncias de supostas irregularidades no Ministério da Saúde e com o avanço das investigações conduzidas pela CPI da Covid, no Senado.

O grupo que mais rejeita Bolsonaro no levantamento, também é o grupo econômico mais populoso da amostra. São pessoas que ganham até dois salários, que compõem 57% da população. Entre eles, a rejeição a Bolsonaro aumentou de 45% para 54%. Já os empresários são o único grupo no qual o presidente registra maior apoio do que rejeição, pois 49% deles o consideram ótimo ou bom. Eles representam apenas 2% da amostra.

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.