O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno em 2022, diz a pesquisa PoderData.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno em 2022, diz a pesquisa PoderData.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com folga o presidente Jair Bolsonaro em possível segundo turno em 2022. É o que mostra a pesquisa PoderData, divulgada pelo Poder360 nesta quarta-feira (14). Lula registrou 52% das intenções de voto na simulação do segundo turno, enquanto Bolsonaro teve 38%. Na simulação de primeiro turno, o petista teria 34% e Bolsonaro, 31%

Na comparação com a última pesquisa, feita há duas semanas, o atual presidente apresenta uma piora nas intenções de voto. O levantamento anterior mostrava que Bolsonaro só perderia em um eventual segundo turno para Lula e Ciro Gomes (PDT). Na pesquisa de hoje, Bolsonaro não ganharia de ninguém com uma margem ampla.

Em confrontos diretos, o presidente perderia para Lula (52% x 34%) e para o apresentador Luciano Huck (48% x 35%). Além disso, foram registrados empates técnicos entre: Bolsonaro (38%) e João Doria (37%); Bolsonaro (38%) e Sergio Moro (37%) e Bolsonaro (38%) e Ciro Gomes (38%). A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360 em parceria com o Grupo Bandeirantes. Foram realizadas 3.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação.