Em dezembro, 38% dos entrevistados pela XP/Ipespe consideraram o governo Bolsonaro ótimo ou bom.
Em dezembro, 38% dos entrevistados pela XP/Ipespe consideraram o governo Bolsonaro ótimo ou bom.| Foto: Alan Santos/PR

A alta na taxa de aprovação do governo Jair Bolsonaro registrada pela primeira vez em agosto se mantém estável pelo quinto mês seguido, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). O levantamento de dezembro aponta 38% de avaliação "boa ou ótima". Esse índice foi de 37% em agosto e chegou a 39% em setembro e outubro, variando sempre dentro de margem de erro, que é de 3,2 pontos porcentuais.

A pesquisa também mostra estabilidade em relação à reprovação do governo. Neste mês, esse índice de "ruim e péssimo" ficou em 35% — mês passado foi de 34% e, em agosto, de 37%. Já a fatia que considera a gestão Bolsonaro "regular" está em 25%. Foram entrevistadas 1 mil pessoas, por telefone, entre 7 e 9 de dezembro e em todo o território nacional.

A análise por região do país, no entanto, mostra variações nas taxas. No Nordeste, Bolsonaro saltou de 28% de aprovação, em agosto, para 34% agora. Por outro lado, na Região Sul, a taxa de reprovação teve alta, passando de 26%, em agosto para 34% em dezembro.