A PF realiza nova fase da Lava Jato.
A PF realiza nova fase da Lava Jato.| Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quinta-feira (11) a 80ª fase da Operação Lava Jato. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, três deles em São Paulo e outros dois em Pindamonhangaba. A PF informou que serão bloqueados R$ 5,2 milhões dos alvos. É a primeira fase da Operação Lava Jato desde que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) passou a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. De acordo com a corporação, um dos alvos recebeu pagamentos de cerca de R$ 1 milhão por meio de uma empresa offshore em um contrato com um representante de um estaleiro estrangeiro, em 2013. Segundo o G1, o pagamento teria sido feito a pedido de João Vaccari Neto, então tesoureiro do PT, de acordo com a investigação. A PF pretende rastrear a destinação do dinheiro e descobrir os motivos que levaram à realização dos pagamentos.

A 80ª fase da Lava Jato recebeu o nome de "Operação Pseudeia", referente na mitologia grega, "ao espírito da mentira". O investigado poderá responder pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, entre outros. A atual operação é um desdobramento da 23ª fase de investigações.