Investigações começaram em 2021, após policiais federais encontrarem aproximadamente 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem de uma aeronave em Salvador (BA).
Investigações começaram em 2021, após policiais federais encontrarem aproximadamente 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem de uma aeronave em Salvador (BA).| Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína entre Brasil e Europa. Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, a polícia portuguesa cumpriu outros três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga. Uma das detidas é a ex-doleira Nelma Kodama.

Segundo a PF, as investigações começaram em fevereiro de 2021, após um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo pousar no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Durante inspeção, os policiais encontraram aproximadamente 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir daí, os agentes conseguiram mapear e identificar a estrutura da quadrilha, que atuava nos dois países. O grupo era composto por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que eram responsáveis por abrir a fuselagem dos aviões para esconder as drogas, além de transportadores, responsáveis pelo voo, e doleiros que faziam a movimentação financeira da quadrilha.

A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos suspeitos. A PF contou com a colaboração da agência norte-americana de combate às drogas, da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.