O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello| Foto: Isac Nobrega

A Polícia Federal foi notificada para iniciar o inquérito para investigar as ações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante a crise sanitária no Amazonas durante a pandemia da Covid-19. A instauração do inquérito foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. O magistrado permitiu que Pazuello marque dia, horário e local para ser ouvido pela Polícia Federal, pelo de a investigação estar no início e por a prerrogativa como ministro.

O pedido foi realizado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no sábado (23), para apurar se houve omissão no enfrentamento da crise provocada pela falta de oxigênio para pacientes com covid-19 em Manaus (AM). Neste mês, dezenas de pacientes morreram devido à falta de abastecimento do oxigênio medicinal na região, diante do aumento vertiginoso no número de casos e internações.

O envio do caso para Lewandowski foi enviado pelo ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo, que está à frente do plantão judiciário no período de recesso.