Em fevereiro deste ano, dois homens e uma mulher, que teriam sido cooptados pela suspeita, foram presos em Bangkok, capital da Tailândia, tentando entrar no país asiático com 15,5 quilos de cocaína em suas bagagens.
Em fevereiro deste ano, dois homens e uma mulher, que teriam sido cooptados pela suspeita, foram presos em Bangkok, capital da Tailândia, tentando entrar no país asiático com 15,5 quilos de cocaína em suas bagagens.| Foto: Alfândega da Tailândia / Divulgação

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (5) uma operação como parte das investigações que apuram o aliciamento de brasileiros para o envio de drogas para a Tailândia. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em Curitiba (PR). Segundo a PF, as medidas judiciais visam a prisão de uma mulher, que seria a responsável pelo aliciamento dos transportadores das drogas ilícitas, os chamados “mulas”, além da obtenção de novas provas sobre o crime.

Em fevereiro deste ano, dois homens e uma mulher, que teriam sido cooptados pela suspeita, foram presos em Bangkok, capital da Tailândia, tentando entrar no país asiático com 15,5 quilos de cocaína em suas bagagens. As investigações, que começaram logo após a prisão dos brasileiros, apontaram que os dois homens já haviam viajado para o exterior, antes do período da pandemia, em situações que denotam que já estariam transportando drogas. A Polícia Federal estuda ainda a possibilidade de pedir à Justiça Federal a extradição dos três presos na Tailândia para que respondam no Brasil pelos crimes praticados. No país asiático o tráfico de drogas pode ser punido com a pena de morte.