Bando formado por 36 criminosos foi responsável pelo roubo ao Banco Central, em Fortaleza, o maior da história do país.
Bando formado por 36 criminosos foi responsável pelo roubo ao Banco Central, em Fortaleza, o maior da história do país.| Foto: Banco Central/Divulgação

A Polícia Federal prendeu na quarta-feira (16), no Ceará, mais uma suspeita de participar do roubo de R$ 164,7 milhões da sede do Banco Central em Fortaleza, em 2005. A mulher, de 41 anos, havia sido condenada por lavagem de dinheiro e é apontada como uma das responsáveis pela ocultação e lavagem dos valores roubados.

A operação que localizou a suspeita foi realizada na cidade de Boa Vista por agentes da Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado no Ceará. A detida foi encaminhada ao sistema prisional do estado e está à disposição da Justiça.

Até 2020, a Justiça Federal no Ceará já havia condenado 119 réus nos 28 processos originados do caso. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas variaram de três a 170 anos de prisão.

No assalto ao Banco Central, o maior da história do país, o bando, formado por 36 criminosos, alugou um imóvel próximo ao prédio do órgão, em Fortaleza. A partir dali, os bandidos cavaram um túnel com 89 metros de extensão, que dava acesso ao cofre do banco, de onde levaram R$ 164,7 milhões. Três quadrilhas participaram da ação, duas de São Paulo e uma do Ceará.