20/05/2016 – Brasil – Preço em alta de remédios puxa prévia da inflação para março que deve fechar em +0,86%, remédios ficaram em média 6,5% mais caros.
Farmacêutica induzia médicos a prescreverem os seus produtos. Em alguns casos os pacientes sequer possuíam a indicação para o uso de tais medicamentos.| Foto: Arquivo Creative Commons/Arquivo Creative Commons

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (30) uma ação para investigar fraudes envolvendo a compra de medicamentos de alto custo, adquiridos com dinheiro público, para pessoas portadoras de doenças raras por meio de ações judiciais. Agentes federais cumprem oito mandados de busca em São Paulo e no Distrito Federal.

As investigações contam com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e apontam que entre 2015 e 2018, algumas ações judiciais para a compra desses remédios foram patrocinadas por uma indústria farmacêutica que utilizava uma associação de pacientes para induzir médicos a prescreverem os seus produtos. Em alguns casos esses pacientes sequer possuíam a indicação médica para o uso de tais medicamentos. A operação apura também se há o envolvimento de servidores públicos nas fraudes.

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e violação de sigilo funcional. As penas previstas variam de 12 a 18 anos de prisão.