O medicamento Paxlovid sendo produzido em Freiburg, Alemanha. O antiviral da Pfizer contra Covid-19 recebeu autorização de uso nos Estados Unidos.
O medicamento Paxlovid sendo produzido em Freiburg, Alemanha. O antiviral da Pfizer contra Covid-19 recebeu autorização de uso nos Estados Unidos.| Foto: EFE/EPA/PFIZER INC.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta quarta-feira (16) um pedido da Pfizer para o uso emergencial do medicamento Paxlovid contra a contra Covid-19. De acordo com a farmacêutica, estudos mostraram que, quando administrado no início da doença, o antiviral de uso oral tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes pelo coronavírus.

Segundo a agência brasileira os dados serão analisados e a solicitação deve ter uma resposta em até 30 dias. “O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a covid-19 é de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência no processo”, afirmou.

Em janeiro a Anvisa e a Pfizer já haviam realizado reunião de pré-submissão do medicamento, etapa anterior ao envio formal do pedido de uso emergencial por parte da fabricante.