O senador Davi Alcolumbre.
O senador Davi Alcolumbre.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu nesta terça-feira (14) uma investigação preliminar contra o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por suposto crime de "rachadinha" em seu gabinete em Brasília. Na manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo informou que já marcou o depoimento de um possível testemunha dos fatos.

Alcolumbre é suspeito de ter desviado cerca de R$ 2 milhões usando um esquema de "rachadinha". A acusação foi feita por ex-servidoras à revista Veja. O servidor do Senado Paulo Boudens, ex-chefe de gabinete de Alcolumbre, será ouvido pela PGR nesta sexta-feira (17).

Além disso, o relatório parcial sobre o caso feito pela Secretaria de Polícia Legislativa do Senado será analisado, segundo o Valor Econômico. No dia 29 de outubro, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou uma notícia crime ao STF pedindo que as acusações contra Alcolumbre fossem investigadas. O ministro Luís Roberto Barroso é o relator do caso no STF.