AGU se movimentou após decisão da 13ª Vara Federal em Curitiba, que acatou pedido da Lava Jato para destinar recursos recuperados no combate à Covid-19.
Sede do Ministério Público Federal em Curitiba, onde fica a força-tarefa da Lava Jato| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) designou quatro procuradores da República para auxiliar nos trabalhos de investigação da Operação Lava Jato em Curitiba (PR) e um para a força-tarefa Postalis, em Brasília. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26). Passam a compor a Força Tarefa em Curitiba os procuradores Filipe Andrios Brasil Siviero, Leonardo Gonçalves Juzinskas, Paulo Henrique Cardozo e Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida, lotados, respectivamente, nas procuradorias da República em Erechim (RS), São João de Meriti (RJ), Oiapoque (AP) e Sergipe. Os quatro irão auxiliar Alessandro José Fernandes de Oliveira, titular do 15º Ofício da Procuradoria da República no Paraná e procurador natural da operação no estado.

Já o procurador da República João Paulo Beserra da Silva, lotado na Procuradoria da República em Jequié (BA), passa a atuar em conjunto com a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar, procuradora natural do caso Postalis. Os novos integrantes das forças tarefas não receberão pagamento extra para atuar, não viajarão, nem mudarão de cidade para realizar o trabalho. Também não serão desonerados de seus ofícios, garantindo a continuidade dos trabalhos na procuradoria de origem. Com isso, os procuradores acumularão conhecimento para aplicar em casos nos estados onde atuam, afirmou o Ministério Público Federal.