Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto que ameaçou romper com o governo caso seja preterido.
Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto que ameaçou romper com o governo caso seja preterido.| Foto: José Cruz/ABr

Sem partido desde 2019, quando deixou o PSL, o presidente Jair Bolsonaro tem sido cortejado por outras legendas que tentam aumentar sua base no Congresso em 2022. PP e PL levam vantagem na disputa, tendo recebido acenos favoráveis de Bolsonaro, que ainda não tomou uma decisão e busca, dentre os dois, a sigla com as melhores condições para agrupar seus apoiadores e compor as bancadas estaduais.

Na segunda-feira (25) o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, gravou um vídeo reforçando o convite de filiação para Bolsonaro, afirmando que o partido abre as portas também para os filhos e os fieis seguidores do presidente.

Segundo o jornal O Globo, horas depois da divulgação, Bolsonaro se reuniu com lideranças do PP, como o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do partido, e Arthur Lira (PP-AL), recebendo novas promessas da legenda. O encontro não foi bem visto por Valdemar Costa Neto, que ameaçou romper com o governo caso seja preterido. O aviso foi enviado por interlocutores do dirigente ao Palácio do Planalto.