Bolsonaro PL filiação
Bolsonaro vai concorrer à reeleição em 2022 pelo PL.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro vai mesmo se filiar ao PL e já uma nova data para isso acontecer. A assessoria de comunicação do Partido Liberal informou nesta terça-feira (23), em nota, que o chefe do Planalto vai assinar a ficha de ingresso na sigla no próximo dia 30, às 10h30, em reunião no complexo Brasil 21, em Brasília. A data foi definida após encontro na tarde desta terça entre Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que havia recebido carta branca dos demais dirigentes do partido para atender qualquer exigência do presidente da República a fim de viabilizar a filiação dele.

Em entrevista mais cedo a Rádio Correio, da Paraíba, Bolsonaro já havia dito que sua entrada no PL estava quase certa. "Está praticamente resolvido. Mas, na política, só está fechado quando fecha”, afirmou, sem querer precisar uma data para a entrada na legenda.

O PL e o presidente da República vem negociando um "casamento" há várias semanas. Uma primeira data de filiação chegou a ser anunciada para o último dia 22 de novembro, mas foi suspensa posteriormente pelo próprio Bolsonaro. Ele demonstrou insatisfação com a postura de alguns diretórios regionais que pretendiam apoiar opositores do Planalto, como São Paulo, Pernambuco e Alagoas. Diante do impasse, o partido decidiu ceder para ter o chefe do Executivo em seus quadros.