O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

O Palácio do Planalto informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não assistirá à posse do ministro Edson Fachin como novo presidente da Corte eleitoral nesta terça-feira (22). O ministro Alexandre de Moraes também assumirá a vice-presidência do TSE do evento. A cerimônia virtual está marcada para às 19h. Fachin vai substituir o ministro Luís Roberto Barroso no comando do tribunal.

O ofício do Planalto foi enviado nesta segunda-feira (21) e assinado por Claudia Teixeira dos Santos Campos, chefe do Gabinete Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do presidente da República, Bolsonaro. "Considerando compromissos preestabelecidos em sua extensa agenda, o senhor presidente Jair Bolsonaro não poderá participar do referido evento. Assim, agradece a gentileza e envia cumprimentos", diz o comunicado.

No entanto, pelo menos na agenda oficial de Bolsonaro, publicada pela assessoria do presidente no site oficial do governo, não há o registro de compromissos no horário da cerimônia no TSE, até a última atualização desta publicação. O último compromisso desta terça de Bolsonaro, segundo a agenda oficial, é uma reunião com o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, das 15h30 às 16h.

O chefe do Executivo recebeu o convite para o evento no último dia 7 durante um rápido encontro com Fachin e Moraes. Em maio de 2020, O mandatário participou virtualmente da posse de Barroso tomou posse como presidente do TSE.