sede da pf
PF| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Polícia Federal do Brasil assumiu a vice-presidência da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O cargo será ocupado nos próximos três anos pelo delegado de Polícia Federal brasileiro Valdecy Urquiza. Ele foi escolhido com 55,8% dos votos nesta quinta-feira (25), durante as eleições da 89ª Assembleia Geral do Comitê Executivo da organização, derrotando o candidato colombiano, general Jorge Luis Vargas Valencia, diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia.

Essa foi a primeira vez que o Brasil conquistou o cargo de vice-presidente para as Américas. Segundo a Polícia Federal, 172 delegações foram credenciadas dentre os 195 países membros da Organização, além de diversos organismos internacionais. A delegação brasileira foi liderada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, e integrada por policiais federais e diplomatas brasileiros.

“A Polícia Federal estará bem posicionada, participando e influenciando em discussões estratégicas e relevantes à segurança global e ao efetivo combate aos crimes transnacionais”, afirmou Maiurino. Em seu discurso, o delegado brasileiro eleito destacou a importância de uma Interpol mais democrática, transparente e eficiente.