auxílio emergencial 2021
Após a realização da inscrição no programa, o grupo fazia o requerimento indevido do benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Mais de R$ 1 milhão podem ter sido recebidos indevidamente pela organização.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (21) ação contra um grupo especializado em realizar fraudes no auxílio emergencial. Cerca de 60 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ), Barueri (SP) e Carapicuíba (SP). O líder da organização criminosa foi preso em flagrante no Rio de Janeiro por falsificação de documentos.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que a quadrilha levantava nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais a lista de pessoas que não votaram nas últimas três eleições. Com estes dados em mãos, os criminosos captavam informações em sites privados de banco de dados e faziam o cadastro no portal gov. Após a realização da inscrição, o grupo fazia o requerimento indevido do benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Mais de R$ 1 milhão podem ter sido recebidos indevidamente pela organização.

O líder da quadrilha, conhecido como um dos maiores falsificadores de documentos do país, já havia sido preso em 2016 e 2020 pela Polícia Civil do Paraná. Atualmente ele estava em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica.