sede da pf
Ação de busca e apreensão da Polícia Federal acontece nos endereços da Precisa Medicamentos em Barueri e Itapevi, em São Paulo.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma operação de busca e apreensão em dois endereços da Precisa Medicamento em Barueri e Itapevi, em São Paulo. A ação acontece após um pedido feito pela CPI da Covid.

A Precisa foi intermediária na negociação entre o governo brasileiro e a empresa indiana Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin. A negociação é alvo de suspeitas de superfaturamento e privilégio à Bharat na comparação ao tratamento dado a outras empresas.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, afirmou que a operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Desde o início desta manhã, a Polícia Federal está realizando, a pedido da CPI da Pandemia, operação de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos. A operação, que foi autorizada pelo STF, destina-se à apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa e a Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados ao contrato. A CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial”, informou o parlamentar em publicação nas redes sociais.

Em nota, a defesa da Precisa Medicamentos criticou a operação. "A operação de hoje é a prova mais clara dos abusos que a CPI vem cometendo, ao quebrar sigilo de testemunhas, ameaçar com prisões arbitrárias quem não responder às perguntas conforme os interesses de alguns senadores com ambições eleitorais e, agora, até ocupa o Judiciário com questões claramente políticas para provocar operações espalhafatosas e desnecessárias."