Glenn Greenwald
Rede Sustentabilidade pede ao STF para barrar eventuais investigações contra o jornalista Glenn Greenwald, em nome da liberdade de imprensa| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (23), que não há inquérito em curso investigando o jornalista Glenn Greenwald, fundador e repórter do The Intercept Brasil. As informações foram prestadas no mesmo dia em que a PF deflagrou operação que prendeu quatro pessoas que supostamente teriam invadido o celular do ministro da Justiça, Sergio Moro.

As informações da PF são uma resposta a solicitação do presidente do tribunal, Dias Toffoli, em ação do partido Rede Sustentabilidade, que pede ao STF para barrar eventuais investigações em curso contra Greenwald. "[F]oram consultadas as áreas técnicas deste órgão policial, a saber, a Corregedoria-Geral de Policia Federal, a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, a Diretoria de Inteligência Policial e a Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná", escreveu Valeixo.