Executivo vai enviar outro projeto de lei que trata do porte de arma para cinco categorias profissionais.
Executivo vai enviar outro projeto de lei que trata do porte de arma para cinco categorias profissionais.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 283 votos a 140, o substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) para o projeto de lei sobre porte de armas (nº 3.723/19), que regulamenta as atividades de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), além de mudar penas de crimes com armas e outros temas. Foi aprovada ainda uma emenda do deputado Arthur Lira (PP-AL) que especifica que o atirador esportivo, maior de 25 anos, terá direito ao porte de armas somente depois de cinco anos da primeira emissão do certificado de registro. A proposta segue agora para o Senado.

O projeto só foi votado após um acordo para limitar a proposta às regras aplicáveis aos CACs. A ampliação das categorias que têm direito ao porte de arma para o exercício de sua profissão, que causou polêmica na Casa, será objeto de um novo projeto de lei a ser apresentado pelo Poder Executivo. O texto tratará especificamente do porte de arma para fiscais ambientais, agentes de trânsito, oficiais de Justiça, vigilantes e guardas municipais.