vacina-covid-19-anvisa
Vacina contra a Covid-19| Foto: BigStock

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizaram uma ação de improbidade administrativa e uma ação civil pública contra Reginaldo Martins Prado, prefeito de Candiba, cidade a 500 km de Salvador. O prefeito, de 60 anos, segunda a denúncia, "furou a fila" de grupos prioritários e foi vacinado com uma das 100 doses da Coronavac que o município de 14 mil habitantes recebeu.

Além disso, nas ações, o MPF e o MP-BA querem a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145 mil.

Por outro lado, em vídeo publicado no Instagram, o prefeito afirmou que tomou a vacina após as pessoas que estavam no posto de saúde se mostrarem preocupadas em tomar o imunizante. "Dei de mim o melhor. Tomei a vacina não preocupado com meu bem-estar, mas preocupado em encorajar, incentivar as pessoas", disse. No Amazonas, a vacinação do filho de um deputado estadual e de duas irmãs filhas de um empresário local, todos médicos recém-formados, motivou críticas nesta quarta (20).