Em 1º dia como prefeito do RJ, Eduardo Paes cria série de medidas para ajuste fiscal
Eduardo Paes (DEM) venceu o segundo turno das eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro contra Marcelo Crivella (Republicanos)| Foto: Sérgio Moraes/Agência Reuters

A cidade do Rio de Janeiro deve implementar um ajuste fiscal severo em 2021 para colocar as contas em dia. O prefeito eleito Eduardo Paes, que tomou posse nesta sexta-feira (1º), publicou no Diário Oficial 74 decretos, sendo 44 relacionados à área econômica. Dentre as medidas econômicas há corte de cargos comissionados, suspensão de concursos públicos, proibição de que servidores municipais usem carros oficiais para se deslocar até o trabalho, suspensão de contratos para auditoria, além da previsão de uma reforma tributária e uma reforma da previdência.

Após aprovação do orçamento da prefeitura para 2021, em 15 de dezembro pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, que assume a Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Controladoria na gestão de Eduardo Paes, fez pesadas críticas à administração financeira do prefeito Marcelo Crivella. Segundo ele, a gestão que assume a capital fluminense herdará um déficit de cerca de R$ 10 bilhões.

Na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (1º), Paes também determinou a abertura de investigações contra o anterior chefe do Executivo municipal, que se encontra preso desde o dia 22 de dezembro.