O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta terça-feira (4) o cancelamento do carnaval de rua da cidade em 2022. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos de Covid-19. A prefeitura discutiu o tema com representantes da Associação Independente dos Bloco da cidade (Sebastiana) e patrocinadores da festa nesta tarde. Até o momento, o desfile na Sapucaí segue confirmado.

"Acabei de ter, nesse momento, uma reunião com o pessoal dos blocos de rua, e a gente comunicou a eles que o carnaval de rua, nos moldes que eram feitos até 2020, não acontecerá em 2022. Infelizmente, eu falo aqui como prefeito que gosta de carnaval, como cidadão, e infelizmente a gente não pode fazer", disse Paes nas redes sociais.

Mais de 500 blocos de rua se inscreveram para desfilar na festa. "O Carnaval de rua, por sua própria natureza e pelo aspecto democrático que tem, gera a impossibilidade de se exercer qualquer tipo de fiscalização", afirmou Paes. O prefeito propôs ao patrocinador que organize eventos ao longo de fevereiro, de graça, com os principais blocos, em três lugares da cidade para que possa ser feito algum tipo de controle. Segundo Paes, a proposta não foi bem recebida, mas o assunto ainda será discutido.