Consórcio nacional entre prefeituras pretende realizar a compra de vacinas contra Covid-19 a partir de abril.
Consórcio nacional entre prefeituras pretende realizar a compra de vacinas contra Covid-19 a partir de abril.| Foto: Luiz Costa / SMS

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pretende criar um consórcio nacional para realizar a compra de vacinas contra Covid-19. Nesta segunda-feira (1.º), representantes de mais de 500 municípios brasileiros se reuniram virtualmente para debater o tema. As informações são do jornal O Globo. Segundo o presidente da FNP, Jonas Donizete, cerca de 100 cidades anunciaram que irão participar do consórcio. A cidade de São Paulo deve anunciar a intenção de adesão à iniciativa até sexta-feira (5).

A FNP deve formalizar o consórcio até 22 de março. Serão usados recursos federais na compra dos imunizantes pela iniciativa. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na semana passada, que estados e municípios podem comprar vacinas contra a Covid-19 caso o Plano Nacional de Vacinação (PNI) não seja cumprido ou não haja vacinas suficientes.

Além disso, o Senado aprovou um projeto de lei que permite que estados, municípios e o setor privado comprem os imunizantes. Os prefeitos ainda não decidiram sobre quais vacinas deverão ser compradas pelo consórcio. O presidente da FNP espera que a iniciativa esteja pronta para comprar as doses em abril.