O presidente do BC, Roberto Campos Neto,cancelou agenda para encontrar o presidente do STF, Dias Toffoli.
O presidente do BC, Roberto Campos Neto,cancelou agenda para encontrar o presidente do STF, Dias Toffoli.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto cancelou reuniões desta segunda-feira (18) em São Paulo, onde realizaria reuniões com economistas do mercado financeiro, para voltar a Brasília se reunir com Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro André Luiz de Almeida Mendonça, advogado-geral da União. Conforme a agenda de Campos Neto, será para tratar "assuntos governamentais".

O encontro acontece após a divulgação de que o presidente do STF exigiu do BC cópias de todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Agora sob a tutela do BC e rebatizado como Unidade de Inteligência Financeira (UIF), o Coaf e a Receita Federal receberam a ordem de envio ao Supremo de todos os relatórios do gênero. Em resposta à decisão de Toffoli, o Banco Central autorizou o acesso do ministro às informações, comunicando a existência de 19.441 relatórios com dados de quase 600 mil pessoas (412.484 pessoas naturais e 186.173 pessoas jurídicas).

O ministro é o autor da decisão liminar que suspendeu todas as investigações no país que usaram dados financeiros obtidos pelo Ministério Público junto a órgãos como o Coaf e Receita Federal sem, antes, solicitar autorização judicial. Além disso, Toffoli quer saber, também, quem no Ministério Público Federal e no órgão de controle tem acesso a essas informações sigilosas.