Omar Aziz e Renan Calheiros na CPI da Covid
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (à esquerda), e o relator da investigação, Renan Calheiros (à direita), durante sessão de interrogatório.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), criticou o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), por estar vazando o conteúdo de seu relatório à imprensa e afirmou que não existe consenso nem mesmo entre o grupo de oposição a Jair Bolsonaro sobre os crimes que deveriam ser imputados ao presidente da República. “Eu acho deselegante estar vazando. Acho que faltou respeito, pelo menos ao G7”, disse Aziz, em referência ao grupo de senadores críticos ao governo.

Aziz ainda afirmou que Calheiros não conversou com nenhum dos outros senadores sobre o relatório, e que terá de comprovar muito bem as acusações que fará a Bolsonaro. “Eu não acho que tenha genocídio, tem de se provar isso” – um dos 11 crimes listados por Calheiros é o “genocídio de indígenas”. Aziz ainda afirmou que “não presidi uma CPI seis meses para chegar o relatório e achar que o fígado vai me vencer (...) Ninguém vai votar absolutamente nada com estômago aqui não”. O relatório deve ser tornado oficialmente público na segunda-feira, dia 18, formalmente lido por Calheiros no dia seguinte e votado na quarta-feira, dia 20.