Cloroquina segue sendo pesquisada
Cloroquina e hidroxicloroquina seguem sendo pesquisadas como possíveis formas de tratamento precoce para a Covid-19.| Foto:

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, confirmou em depoimento à CPI da Covid a existência da reunião no Palácio do Planalto em que houve a discussão sobre a possibilidade de mudança da bula da cloroquina, para incluir no texto a informação de que o medicamento seria eficiente para o combate à covid-19. O encontro, segundo ele, ocorreu no ano passado, na presença do ministro Braga Netto, do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, então titular da Saúde, e da médica Nise Yamaguchi, entre outros participantes.

Barra Torres falou que Yamaguchi defendeu a modificação e que ele, em suas palavras, teve uma "reação deselegante". Segundo o diretor-presidente, alterações em bulas têm como passo inicial uma requisição do fabricante do medicamento, o que não foi o caso. Barra Torres disse desconhecer quem foi o autor da proposta, mas disse que Yamaguchi foi uma entusiasta da iniciativa. A sugestão não prosperou.

A reunião foi tornada pública na semana passada, após depoimento de Mandetta na CPI da Covid. Barra Torres presta depoimento nesta terça-feira (11) na comissão.