Declaração de Bolsonaro sobre pai de presidente da OAB
Comentário de Bolsonaro sobre pai do presidente da OAB, desaparecido na ditadura militar, gerou revolta na diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, reagiu à declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que afirmou: “Se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele". Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira desapareceu durante a ditadura militar, e Bolsonaro disse ainda que Fernando Oliveira teria feito parte de um grupo guerrilheiro “sanguinário”.

Em nota, Felipe Santa Cruz afirma que "lamentavelmente, temos um presidente que trata a perda de um pai como se fosse assunto corriqueiro — e debocha do assassinato de um jovem aos 26 anos." O presidente da OAB foi além: “Mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demostrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia. É de se estranhar tal comportamento em um homem que se diz cristão.” “Meu pai era da juventude católica de Pernambuco, funcionário público, casado, aluno de Direito. Minha avó acaba de falecer, aos 105 anos, sem saber como o filho foi assassinado”.

A OAB também repudiou publicamente a declaração de Bolsonaro, que teria atentado à Constituição por violar os fundamentos da dignidade da pessoa humana.