Grupo utilizava um aeródromo de Macapá (AP), de propriedade de Isaac Alcolumbre,, como base operacional para a importação e transporte de drogas.
Grupo utilizava um aeródromo de Macapá (AP), de propriedade de Isaac Alcolumbre,, como base operacional para a importação e transporte de drogas.| Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal realizou uma operação nesta quarta-feira (20) contra uma quadrilha composta por brasileiros e estrangeiros, suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas. Dentre os detidos na ação está Isaac Alcolumbre, primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo as investigações, o grupo utilizava um aeródromo de Macapá (AP), de propriedade de Isaac, como base operacional para a importação e transporte de drogas, por meio de aeronaves que eram enviadas para diferentes pontos do Brasil. Cerca de 300 policiais cumpriram 24 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão em endereços no Amapá, Pará, Amazonas, Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Segundo a Polícia Federal, a organização transportava as drogas por uma rota que passava por países da América do Sul, principalmente Colômbia e Venezuela e tinha o estado do Amapá como uma de suas bases logísticas fundamental, de onde as drogas partiriam para outras regiões do Brasil. “No Amapá, a Polícia Federal encontrou indícios de que este aeródromo fornecia apoio logístico, como combustível, para aeronave fazer esses voos aos demais estados brasileiros, bem como a outros países fornecedores da droga, como Colômbia e Venezuela. O local também foi utilizado como ponto de apoio para realização dos preparativos da aeronave de modo a deixá-la em condições para voar com autonomia para longas distâncias e assim trazer a maior quantidade de drogas possível”, diz a PF em nota.