Privatização da Eletrobras: Usina de Furnas
Usina de Furnas: privatização da Eletrobras seguirá modelo de desestatização “follow on”.| Foto: Divulgação Eletrobras Furnas / Flickr

Secretário de Coordenação e Governança das Estatais do Ministério da Economia, Fernando Soares revelou nesta sexta-feira (9) o modelo de privatização da Eletrobras: "follow on". Nesse tipo de desinvestimento, o governo realiza a desestatização por meio da pulverização do capital e a União deixará de ser acionista majoritária. A ideia do governo é ainda em agosto apresentar um projeto de lei substitutivo prevendo a operação de privatização da Eletrobras, que tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Ele ressaltou que o governo tem "uma montanha imensa" de desinvestimentos sendo feitos e listou a operação de venda de ações da BR Distribuidora, desinvestimentos de SPEs da Eletrobras e os planos de abertura de capital de subsidiárias da Caixa, como a Caixa Seguridade. "Estamos trabalhando fortemente no processo de privatizações, pensando para fazer da melhor forma possível", completou. Soares participou nesta sexta-feira da divulgação do Índice de Governança das Estatais do Ministério da Economia.