Rodrigo Maia e Paulo Guedes: privatização da Eletrobras
Rodrigo Maia e Paulo Guedes: privatização da Eletrobras ainda não foi anunciada.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) se reuniram nesta segunda-feira (22), à noite, para analisar como será o projeto de lei de privatização da Eletrobras. Há duas alternativas na mesa. Uma é o governo enviar um novo projeto de lei, para começar a tramitar do zero. A outra é pedir a um parlamentar aliado para apresentar uma emenda substitutiva ao projeto de lei já em tramitação, enviado pelo governo Temer. Maia e Albuquerque se reuniram outras vezes e havia a expectativa de que a proposta fosse apresentada ainda em agosto.

Ainda falta essa definição para, enfim, a privatização da Eletrobras chegar ao Congresso. O governo deve propor a venda de parte das ações que possui da Eletrobras e, com isso, deixar de ser o controlador. O objetivo é que a companhia passe a ser uma corporation, ou seja, que tenha o capital pulverizado e não tenha mais um único dono. Por isso, o ministro Bento evita falar em privatização, e sim em capitalização. Mas trata-se sim de uma privatização, já que a União deixará de ser a dona da Eletrobras.