UTI do Centro de Reabilitação do Paraná que tem atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19.
Curitiba –  04/06/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Procuradores cobram plano de comunicação nacional sobre a pandemia.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mais de 30 procuradores de 25 estados assinaram em conjunto uma ação civil pública para obrigar o governo Jair Bolsonaro a elaborar um Plano Nacional de Comunicação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Na peça, os procuradores afirmam que as informações prestadas pela União à população são escassas e insuficientes, e cobram uma abordagem que informe sobre a necessidade de distanciamento social e uso de máscaras.

Os procuradores citam que as redes sociais do Ministério da Saúde, por exemplo, chegou a publicar campanhas em vídeo sobre a importância de cuidados de higiene e uso de máscara no início da pandemia. Isso mudou em maio do ano passando, quando elas se tornaram "praticamente inexistentes". Naquele mês, o general Eduardo Pazuello assumiu interinamente o comando da pasta após a saída do médico Nelson Teich.

A peça é assinada por 37 membros do Ministério Público Federal de 25 estados. A peça foi enviada à Justiça Federal do Rio Grande do Sul e pede que o governo Bolsonaro seja obrigado a divulgar informações atualizadas sobre os riscos da pandemia, medidas preventivas como o distanciamento social, uso de máscaras e proibição de aglomerações, e também a realização de coletivas de imprensa semanais sobre a evolução da pandemia no País.