Projeto de lei de privatização da Eletrobras
Projeto de lei de privatização da Eletrobras foi entregue a Rodrigo Maia nesta terça-feira (5).| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Apresentado durante a cerimônia de 300 dias de governo, o projeto de lei da privatização da Eletrobras foi levado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na noite desta terça-feira (5). O governo estima conseguir R$ 16,2 bilhões com o valor da privatização ao reduzir a participação acionária do governo para menos de 50%. Espera-se, inclusive, que a porcentagem seja pouco superior a 10%.

Além da assinatura do projeto de lei da privatização da Eletrobras, o presidente Jair Bolsonaro publicou decreto para aumentar o capital da estatal em quase R$ 10 bilhões. Segundo Albuquerque, a Eletrobras não participa de leilões de energia desde 2014 por falta de recursos. “Ela perdeu sua capacidade de investimento e está perdendo sua participação no mercado. O que queremos é uma empresa competitiva”, disse o ministro, segundo publicou a Agência Câmara.