JOSÉ ROBERTO ARRUDA
ARQUIVO – JOSÉ ROBERTO ARRUDA – TAGUATINGA – POLITICA – O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, reúne-se com o secretariado no Centro Administrativo do GDF, em Taguatinga Foto: Wilson Dias/Abr| Foto: Wilson Dias/Abr

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) condenou, nesta quinta-feira (18), a promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Deborah Guerner e seu marido, Jorge Guerner, pelo crime de extorsão contra o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. O processo é referente à Operação Esperança, um desdobramento da Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009.

Em julho de 2009, os cônjuges foram à residência oficial do governador José Roberto Arruda e informaram que tinham "imagens que poderiam destruir por completo a sua vida política”. Para não divulgar as fotos, eles pediram R$ 2 milhões e um contrato de coleta de lixo no Distrito Federal para a empresa deles. Deborah Guerner teve a pena fixada em 5 anos de reclusão em regime semiaberto, 66 dias-multa, além da perda do cargo público. Já o marido, Jorge Guerner, foi condenado a 4 anos e 4 meses de reclusão em regime semiaberto e 57 dias-multa. O MPF vai recorrer da decisão de absolvição dos demais réus.