Vacina experimental da Covid-19.
Vacina da Covid-19 terá cronograma em 4 fases| Foto: Bigstock

Promotores de São Paulo solicitaram prioridade na vacinação contra a Covid-19. O pedido consta em carta assinada por membros do Ministério Público em reunião do Conselho Superior do Ministério Público e incluído em ata publicada no site do MP-SP. A informação foi revelada pelo Brasil de Fato.

No pedido, a categoria justifica a prioridade pela "atividade funcional da carreira", diz que “não é uma questão de egoísmo", e ressalta que promotores que atuam no primeiro grau "trabalham com audiências, atendimento ao público e outras atividades em que o contato social é extremamente grande".

O Ministério da Saúde, no entanto, incluiu no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 os trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Entretanto, em nota, o MP-SP disse que vai aceitar o cronograma das autoridades de saúde, estabelecido a partir de "critérios científicos, priorizando a imunização das parcelas da população mais vulneráveis à Covid-19, tanto do ponto de vista médico quanto social".