Ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito dos atos antidemocráticos no STF.
O ministro do STF e próximo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.| Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reagiu às críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral. "Os brasileiros podem confiar nas Instituições, na certeza de que, soberanamente, escolherão seus dirigentes nas eleições de 2022, com liberdade e sigilo do voto. Não serão admitidos atos contra a Democracia e o Estado de Direito, por configurar crimes comum e de responsabilidade", afirmou Moraes no Twitter.

Moraes é o próximo presidente da Corte eleitoral e estará à frente das eleições de 2022. Bolsonaro fez uma série de ataques contra o atual presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, nas últimas semanas. "Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições", disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada, nesta sexta.

O Chefe do Executivo nacional chegou a chamar Barroso de "imbecil". “Lamento falar isso de uma autoridade do Supremo Tribunal Federal. Um cara desse tinha que estar em casa”, disse Bolsonaro.